Olá amigos do meu Blog...

Agradeço a Todos por fazerem parte deste Blog e tenho a certeza que teremos muito o que dividir . Estarei dividindo a minha experiência que tive e com certeza sempre estarei tendo nessa caminhada de Fé que é Fazer a Obra de Deus!!Espero poder alcançar a muitos que necessitam de uma palavra , uma orientação sobre a sua vida.

Deus abençoe a todos!





quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

CASAMENTO DE DEUS - Fase de Adaptação 2- (Privacidade) PARTE III

Casar é fácil. Pedido de casamento é grátis e o que irá te custar será apenas um par de aliança.

Adaptação no casamento, Não vou me aprofundar muito no assunto, pois pra uns é fácil, pra outros não. Raramente o casal tem uma ideia que agora estão construindo uma nova família e que algumas coisas devem ser mudadas; Sendo assim, as primeiras e mais difíceis atitudes de mudança são os comportamentos de solteiros e a criação dos pais antes do casamento.

Privacidade – O que é meu é meu, o que é seu é seu.

Esse é um dos motivos que acabam o casamento. Parece coisa de filho único. No casamento existe situações que lógico, ora pertence a um, ora pertence a outro.

Escova de dentes é algo que não se compartilha, calcinha e sunga (cueca) também não. Mas e o chinelo? Tu imagina briga por causa de chinelo? Lá vai eu…

Ele – Eu não gosto que ela use meu chinelo.
Ela – Ele não me dá a senha do banco.

Ele – Ela não me deixa ver seu celular.
Ela – Ele não me dá a senha do seu orkut.

Citei aqui os motivos mais toscos, mas tem muito mais. Já contei aqui a história de um casal que estava com sérios problemas por causa do carro. O casal tinha dois carros. Não não, na verdade, cada um tinha o seu carro. Só que o marido trabalhava com o carro dele enquanto o da esposa, ficava na garagem e ela só usava nos fins de semana.

Os dois trabalhavam, mas só ele trabalhava de carro. Um dia o marido bateu o carro e por isso, passou a usar o carro da esposa. A esposa estava ficando doente, por que o marido estava usando o carro dela que não tinha seguro. E eles viviam brigando, mas ele não sabia por que ela estava tão estressada, nervosa. Ela chorava toda vez que ele chegava em casa.

Um dia fui conversar com ela e ela me contou tudo isso. Mas ela falava assim:

Mas fê… o carro é meu, é meu o  carro , foi eu que comprei. O que é meu é meu. Aí eu dizia: Mas ele é teu Esposo, assim que o carro sair da oficina ele para de usar.

Ela – Não, mas ele nem pagou o seguro do meu carro.
Eu – Ué, fala pra ele pagar, já que o conserto vai demorar.
Ela – Não, o que é meu é meu.

Aí eu não aguentei … falei: Escuta aqui. Tu é esposa dele. O que é dele é seu, o que é seu é dele. Qual o problema dele usar seu carro?

… bom, meses depois, a casa deles foi assaltada e levaram tudo de valor. Inclusive os dois carros. Não vim aqui pra falar derrota. Mas são essas e outras picuinhas que chegam pra mim. Tem outras como o esposo que guarda na casa da mãe o álbum de fotos da juventude com todas as mulheres que ele se relacionou quando não era convertido  e acha correto ainda ter essas fotos, por que faz parte da privacidade dele.

Privacidade é a habilidade de uma pessoa em controlar a exposição e a disponibilidade de informações acerca de si.

Eu nem vou continuar…

Na próxima vamos falar sobre dinheiro. O dinheiro é do casal ou cada um na sua?

E você, tem ou teve essas crises no casamento também ?

Deus abençoe a todos e nos veremos na próxima ...


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CASAMENTO DE DEUS - Fase de Adaptação 1- PARTE III

Existe uma diferença grandiosa entre o namoro e o casamento. O primeiro é estar junto, o segundo é conviver junto. Deu pra entender ou não escrevi corretamente? No namoro, os casais querem estar juntos, abraçados, se beijando, prometendo a lua, fazendo promessas, sonhando com o futuro, pois há dias e tempo determinado para se encontrar, falar, matar saudade com mensagens e fotografias. Não há preparação para o futuro, para o aluguel (o primeiro e pior dos problemas), para a conta de luz, telefone, alimentação e saúde, tudo isso não se discute no namoro, mas se vive desde o quarto dia de casamento. Sim, do primeiro ao terceiro dia só lua de mel néh?.. a festa de casamento é muito cansativa.

Eu já escrevi aqui diversas vezes que cada um dos pretendentes ao casamento, adquirem do seus pais seus modos de criação, uma parte de suas personalidades e mais tarde formam a sua própria personalidade. E por mais que não queiram se parecer com seus pais em atitudes, geneticamente, futuramente, terão atitudes dos pais.

Vou aqui ampliar a ideia. Geralmente a filha, por conviver mais com a mãe e ser criada por ela, sempre corrige o pai quando chega em casa e entra com chinelo na sala ou deixa os tênis fora da área de tênis; Ou seja, da mesma forma que a mãe corrige a filha, a filha sempre corrigirá o pai .
No namoro, o casal, ainda que se encontrem na casa de seus pais, toda educação será bem vinda, até deixar os sapato do lado de fora de casa é comum. Mas o mesmo não ocorrerá no casamento.

A sensação do "esse lar é meu", sem mãe ou pai, dará certo prazer para um andar de chinelos sobre o tapete e horror a outro que varreu o tapete. E as meias jogadas no chão, a calcinha pendurada no registro do chuveiro, a escova de dentes esquecida na pia, cabelo que entope o ralo, a dificuldade em achar a pasta de dente no armário do banheiro coberto por quinquilharias femininas, a revolta  de ter que tirar a pasta de dentes no tubo todo amassado, a toalha molhada em cima da cama, a dificuldade em manter as louças limpas, a reclamação da falta do banho depois do trabalho, a briga pelo controle remoto, a briga pelo computador, as novas regras para o uso das redes sociais (orkut, facebook e compartilhamento de fotos além do ESTOU CASADO no perfil), fim de festa com os amigos na sexta após o expediente, a sogra querendo dormir na casa… enfim… tudo isso escrito e outras coisas mais acontecerão ou poderão acontecer. Então o que fazer? ADAPTAR.
Significado de Adaptar

v.t. Ajustar, adequar: adaptar uma peça à máquina.
Transpor uma obra literária para outro meio de comunicação: adaptar um romance ao cinema.
Pôr em harmonia, em conformidade: adaptar a linguagem ao tema.
Fig. Aplicar convenientemente: adaptar os meios ao fim.
V.pr. Acomodar-se, conformar-se: adaptar-se às circunstâncias.

Meus irmãos, sobre essa adaptação.. vou enrolar em mais uns artigo ok?

Preciso terminar com um versículo bíblico….

“Deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher” (Mateus 19:5). “Deixar” é “deixar para trás” e "partir" da ligação de seus pais. “Unir” é “grudar como cola”.

Seja o cabeça como Cristo é o cabeça da igreja e o salvador do corpo (Efésios 5:23, 1 Coríntios 11:3). Como o “cabeça”, Cristo é aquele que tem autoridade, aquele que conduz e sustenta, aquele cuja palavra é suprema. Como o “Salvador”, ele é o protetor e o fornecedor, o grande sacrifício e o mediador em nosso interesse.

Cuide daqueles de sua casa (1 Timóteo 5:8). O homem que não cuida dos seus não é um homem de verdade.

Ame sua esposa como Cristo amou a igreja e se deu por ela (Efésios 5:25). Jesus é o maior exemplo devido ao seu amor sacrificial. Sua esposa terá prazer em submeter-se a um homem que a ame desse modo.

Viva com sua esposa em uma maneira compreensiva, dando lhe a honra como a parte mais frágil (1 Pedro 3:7). Se você queixar-se que não compreende sua esposa, é melhor você aprender a entendê-la, porque Deus ordena que compreenda! Ela merece honra.

Não trate a sua esposa com amargura (Colossenses 3:19). Como no ponto anterior, isso envolve o tratamento justo que sua esposa merece.

Conceda a sua esposa o afeto que lhe é devido (1 Coríntios 7:3). Você é obrigado, entre outras coisas, a satisfazer suas necessidades e seus desejos sexuais. Muitos casamentos poderiam ter continuados se isso fosse praticado.

Não prive sua esposa de seu corpo, porque pertence-lhe (1 Coríntios 7:4-5). Não cumprir suas obrigações conjugais com sua esposa é roubar o que lhe é devido.

Não provoque seus filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor (Efésios 6:4). Seja justo e honesto. E não deixe toda a disciplina para sua esposa, porque a responsabilidade é sua.

Abraços! E Deus abençoe , vejo vcs na próxima ....


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

CASAMENTO DE DEUS - O Fundamento - PARTE II

Já falei aqui em diversos artigos que Casamento se constrói ainda no namoro. Quantas situações ruins no Casamento poderiam ser evitadas se o casal, juntos ou individualmente, tomassem algumas decisões que poderiam até mesmo impedir que o namoro continuasse para não ter um casamento desgostoso?

E por que digo isso? Vamos a algumas conclusões resumidas de atendimentos com casais.

Personalidades de cada um.

Cabe a Mulher – Escolhas.
Cabe ao Homem – Provisão.

Ainda no namoro a mulher deve analisar se o namoro deve ser levado até o casamento e por quê? (Lembre-se, aqui eu falo de Namoro Cristão) Se a jovem ao iniciar o namoro com um rapaz, em pouco tempo de namoro ela já pode tirar conclusões, se o rapaz é trabalhador, se é estudioso, se faz planos para o futuro, se tem o real desejo de casar, se tem desejo de fazer a Obra como Pastor ou Obreiro e a partir dessas atitudes, do comportamento do namorado ela pode dizer: – Opa, eu posso prosseguir com esse namoro ou não.

Mas, em muitos casos, a beleza, o dinheiro, o carro, a diversão, ocupa o lugar de todas essas análises que a mulher deveria fazer quando inicia o namoro. Mas o rapaz é bonito, tem carro, tem uma vida estável, é carinhoso… Olhando os belos termos escritos, é claro que podemos dizer: É um partidão, siga em frente – Mas, leu nas linhas anteriores que preocupações a mais ela deveria ter? Desejo pela Obra, Comunhão com Deus, se é Homem de Fé, por que todas essas situações bonitas desaparecem diante da falta de dinheiro, da compreensão, das lutas do casamento. O amorzinho, meu pitelzinho, meu docinho de coco, some quando a mulher diz: Meu anjo, estamos no vermelho! Quem é casado sabe o que estou dizendo. Quando a mulher diz que a geladeira está vazia… ah! acabou o amorzinho, beijinho na testa! E todas essas preocupações futuras são estudadas lá trás.

Se o namorado diante dos problemas fica nervosinho e não sabe agir a fé, minha irmã, no casamento ele vai querer descarregar em alguém e claro que essa pessoa será quem? A esposa. Isso se ele não disser que a culpa é dela. Mas, ter esse marido nervosinho e com falta de fé, deveria ser visto lá no passado, por que todo namoro é igual big brother, não dá pra fingir o que não é o tempo todo diante das câmeras; Um dia a máscara cai e tem que cair antes do casamento, se não terá sérios problemas.

E os Homens?

Provisão. A mulher vive milhares de espectativas diante do namorado e tanto no namoro quanto no casamento, ele deve prover. Mas aí é que inicia os problemas. Dia desses estava orientando uma jovem cristã e seu namorado também cristão. Ela tinha o desejo imenso de casar e ele já colocou a faculdade como prioridade diante do namoro; Ou seja, ele está namorando e não colocou o compromisso do matrimônio a frente. Talvez você pode estar pensando: – Mas a faculdade vai garantir um futuro melhor financeiramente falando não é? Sim e Não. Se analisarmos o curso superior em graduação normal ser de 4 anos e dependendo de quando começaram a namorar – Exemplo entrou na faculdade depois de 3 anos de namoro e vamos colocar mais 4 anos para formação, foram 7 anos embora, será que ela suportará a espera?

Quando se inicia o namoro esses planos devem ser discutidos. Na maioria dos casos, digo 99% o casal tem problemas em esperar esse tempo, fora possibilidade do rapaz gostar de outra jovem na faculdade e assim por diante.

O namorado não é obrigado a por exemplo ficar comprando presentinhos e mimando a namorada, por que no casamento esse mimos somem, aí ela pode ficar desiludida. O que o namorado deve prover é, caráter, compreenção, seriedade, maturidade e não presentinhos e móveis para uma casa que ainda não existe.

Eu poderia aqui escrever mais coisas que se espera dos homens, mas a cobrança inicial é mais das mulheres. Elas serão cobradas também de seus esposos carinho, atenção, roupas lavadas e passadas, casa arrumada e banho tomado. E dos homens, atenção, carinho, alguém pra dividir as alegrias e tristezas, companheirismo, lavar louça, flores, passeios e principalmente fugir das amizades dos solteiros, saídas de fim de expediente e futebol dos fins de semana, mas isso vamos deixar para um outro artigo ok.

O casamento é construído com tijolos até formar um castelo. A água vem do Espírito Santo, mas a areia, ferragens e cimento são adquiridos no namoro – Eu digo espiritualmente falando.

Ainda vamos conversar sobre prostituição ou fornicação que é o terror do namoro, das mães e dos pastores de igrejas tradicionais.

Analise seu namorado, ao invés de ficar se perguntando: Será que é da vontade de Deus, por que não perguntar também: Será que ele já está se preparando para uma das maiores responsabilidades da vida? O mesmo serve para o namorada. Será que ela está pronta para deixar os pais e viver uma vida a dois? Digo, sem o conselho direto da mãe?

Bom… vamos deixar pra outro artigo ok?
Deus abençoe e vejo vcs na próxima...