Já falei aqui em diversos artigos que Casamento se constrói ainda no namoro. Quantas situações ruins no Casamento poderiam ser evitadas se o casal, juntos ou individualmente, tomassem algumas decisões que poderiam até mesmo impedir que o namoro continuasse para não ter um casamento desgostoso?
E por que digo isso? Vamos a algumas conclusões resumidas de atendimentos com casais.
Personalidades de cada um.
Cabe a Mulher – Escolhas.
Cabe ao Homem – Provisão.
Ainda no namoro a mulher deve analisar se o namoro deve ser levado até o casamento e por quê? (Lembre-se, aqui eu falo de Namoro Cristão) Se a jovem ao iniciar o namoro com um rapaz, em pouco tempo de namoro ela já pode tirar conclusões, se o rapaz é trabalhador, se é estudioso, se faz planos para o futuro, se tem o real desejo de casar, se tem desejo de fazer a Obra como Pastor ou Obreiro e a partir dessas atitudes, do comportamento do namorado ela pode dizer: – Opa, eu posso prosseguir com esse namoro ou não.
Mas, em muitos casos, a beleza, o dinheiro, o carro, a diversão, ocupa o lugar de todas essas análises que a mulher deveria fazer quando inicia o namoro. Mas o rapaz é bonito, tem carro, tem uma vida estável, é carinhoso… Olhando os belos termos escritos, é claro que podemos dizer: É um partidão, siga em frente – Mas, leu nas linhas anteriores que preocupações a mais ela deveria ter? Desejo pela Obra, Comunhão com Deus, se é Homem de Fé, por que todas essas situações bonitas desaparecem diante da falta de dinheiro, da compreensão, das lutas do casamento. O amorzinho, meu pitelzinho, meu docinho de coco, some quando a mulher diz: Meu anjo, estamos no vermelho! Quem é casado sabe o que estou dizendo. Quando a mulher diz que a geladeira está vazia… ah! acabou o amorzinho, beijinho na testa! E todas essas preocupações futuras são estudadas lá trás.
Se o namorado diante dos problemas fica nervosinho e não sabe agir a fé, minha irmã, no casamento ele vai querer descarregar em alguém e claro que essa pessoa será quem? A esposa. Isso se ele não disser que a culpa é dela. Mas, ter esse marido nervosinho e com falta de fé, deveria ser visto lá no passado, por que todo namoro é igual big brother, não dá pra fingir o que não é o tempo todo diante das câmeras; Um dia a máscara cai e tem que cair antes do casamento, se não terá sérios problemas.
E os Homens?
Provisão. A mulher vive milhares de espectativas diante do namorado e tanto no namoro quanto no casamento, ele deve prover. Mas aí é que inicia os problemas. Dia desses estava orientando uma jovem cristã e seu namorado também cristão. Ela tinha o desejo imenso de casar e ele já colocou a faculdade como prioridade diante do namoro; Ou seja, ele está namorando e não colocou o compromisso do matrimônio a frente. Talvez você pode estar pensando: – Mas a faculdade vai garantir um futuro melhor financeiramente falando não é? Sim e Não. Se analisarmos o curso superior em graduação normal ser de 4 anos e dependendo de quando começaram a namorar – Exemplo entrou na faculdade depois de 3 anos de namoro e vamos colocar mais 4 anos para formação, foram 7 anos embora, será que ela suportará a espera?
Quando se inicia o namoro esses planos devem ser discutidos. Na maioria dos casos, digo 99% o casal tem problemas em esperar esse tempo, fora possibilidade do rapaz gostar de outra jovem na faculdade e assim por diante.
O namorado não é obrigado a por exemplo ficar comprando presentinhos e mimando a namorada, por que no casamento esse mimos somem, aí ela pode ficar desiludida. O que o namorado deve prover é, caráter, compreenção, seriedade, maturidade e não presentinhos e móveis para uma casa que ainda não existe.
Eu poderia aqui escrever mais coisas que se espera dos homens, mas a cobrança inicial é mais das mulheres. Elas serão cobradas também de seus esposos carinho, atenção, roupas lavadas e passadas, casa arrumada e banho tomado. E dos homens, atenção, carinho, alguém pra dividir as alegrias e tristezas, companheirismo, lavar louça, flores, passeios e principalmente fugir das amizades dos solteiros, saídas de fim de expediente e futebol dos fins de semana, mas isso vamos deixar para um outro artigo ok.
O casamento é construído com tijolos até formar um castelo. A água vem do Espírito Santo, mas a areia, ferragens e cimento são adquiridos no namoro – Eu digo espiritualmente falando.
Ainda vamos conversar sobre prostituição ou fornicação que é o terror do namoro, das mães e dos pastores de igrejas tradicionais.
Analise seu namorado, ao invés de ficar se perguntando: Será que é da vontade de Deus, por que não perguntar também: Será que ele já está se preparando para uma das maiores responsabilidades da vida? O mesmo serve para o namorada. Será que ela está pronta para deixar os pais e viver uma vida a dois? Digo, sem o conselho direto da mãe?
Bom… vamos deixar pra outro artigo ok?
Deus abençoe e vejo vcs na próxima...
Nenhum comentário:
Postar um comentário