Olá amigos do meu Blog...

Agradeço a Todos por fazerem parte deste Blog e tenho a certeza que teremos muito o que dividir . Estarei dividindo a minha experiência que tive e com certeza sempre estarei tendo nessa caminhada de Fé que é Fazer a Obra de Deus!!Espero poder alcançar a muitos que necessitam de uma palavra , uma orientação sobre a sua vida.

Deus abençoe a todos!





terça-feira, 22 de novembro de 2011

CASAMENTO DE DEUS - Tudo começa no NAMORO - PARTE I

É a partir do namoro que o sonho do casamento começa a se tornar realidade. Culturalmente, nos dias de hoje casamento mesmo é só aqui entre nós convertidos ao evangelho que temos esse sonho e planos. Agora lá no mundão, sabe como é né? Experimenta daqui, dali, fica junto, tico-tico no fubá, vai ficando, engravida a menina depois larga e diz que não é o pai e assim por diante… A pesar disso também acontece no meio evangélico, mas não é como lá fora no mundão não.

Voltando ao bate papo…
No milênio passado os pais ainda falavam sobre o casamento com os filhos e já plantavam em suas cabeças e corações, sobre casamento e os netos que viriãm; Sobre aprender a passar, costurar e a cozinhar para as moças e o rapaz ser trabalhador e provedor do lar… Excelentes conceitos, mas para muitos hoje não passam de orientação do passado, coisa de quem era muito antigo.... tempo da vóvó........

Vou partir aqui para o namoro evangélico ok ?

A moça quer namorar. Geralmente no Grupo Jovem, ela espera se tornar Obreira para namorar um Obreiro. A Jovem nova convertida aprende logo que namorar sendo jovem, ainda que de Deus, é difícil por aquilo que se espera dela e de seu pretendente.

Ela consegue um rapaz, Obreiro e começam a namorar. Muitos namoros a partir daí não saem do beijo e abraço. Quando saí, parte para o abrasamento e para o sexo. Talvez você esteja pensando que estou exagerando , mas é a pura verdade...

No namoro. Espera-se conhecimento de ambas partes. O rapaz passa a conhecer a moça fora da igreja.
Como ele é?
Ele é de fé?
Seus medos, suas qualidades. E em casa, como é o rapaz com o pais? Obedece os pais ou ele os chama de “chatos ”?
Ou é aquele rapaz mimado e altamente dependente?
Se falta respeito aos pais, vai faltar com ela também?
O rapaz estuda, trabalha, tem desejo de constituir família?
Ou deseja o Pastorado?

E a moça?
Passa na cabeça do rapaz a preocupação em saber se sua pretendente sabe algo sobre o lar?
é uma Mulher V, sabe lavar, cozinhar, costurar, é do lar?
E seu relacionamento com os pais? Será que a moça é aquela que vive sob os eternos conselhos da mãe?
É limpinha?

Será que passa na cabeça do rapaz que culturalmente no Brasil, ele se casará com a metade dos problemas familiares da Esposa? (na maioria dos casos é assim).

Os dois tem condições de comprar casa ou vão morar de aluguel?
E o salário que ganham dá pra viver de aluguel, se alimentar, se vestir e passear?
Ou terão que viver assim e depois ir parar na casa dos pais?
(Morar de favor na casa dos pais?)

O rapaz e a moça são pessoas conscientes economicamente?
Ou seja, ela fica comprando dezenas de sapatos mensalmente (que não vão usar) ou ela gasta somente o necessário?
E o rapaz, pensa mais na compra de um carro do que uma casa, ou pensa mais na casa para se livrar logo da dor de cabeça que é namorar sem poder " ultrapassar o limite ”  com a pretendente?

A paixão cega casais... é onde a moça vê o rapaz, todo errado, com a vida financeira dele, com os familiares, com as amizades e ela ignora tudo isso achando que quando casar isso vai mudar, ele vai ser correto.
Tem namoro que o rapaz bate na moça, sendo Obreiro!!

Tem rapaz que casa com moças sabendo que ela não tem um bom relacionamento com os pais por culpa dela mesmo, pelo mau testemunho dentro de casa e ela fica doida pra sair de casa, de morar só ou de se casar para não ficar sobre a responsabilidade dos pais pra sempre e o rapaz se casa com a moça esperando respeito da parte dela… grande engano.

Eu poderia ficar aqui citando milhares de situações que todos os jovens passam antes e durante o namoro e muitos desses conselhos nunca receberam ou nunca realmente pararam pra pensar o quanto o casamento é sério e quanto suas escolhas podem afetar no futuro independente de serem convertidos ou não , de terem fé ou não em Cristo.

Casamento é construído por duas pessoas que pensam diferente e que foram criados por famílias diferentes, com outros modos de ver e viver a vida, seja só ou com família e quando decidem se unir, ou após a união, todos esses questionamentos deverão ser colocados numa pauta de conversa antes, durante e depois do namoro…

O que o casal puder fazer para se conhecer (saber o que deseja da vida, planos e etc), orar, buscar em Deus respostas e ensino para aprender a conviver a dois e não se abalar nos problemas que surgirão até o dia do sim e depois do sim.

Uma observação para as moças. Esse negócio de namorar, só pegando na mão, cada um pro um lado é historinha.
Namore , Abrace, beije, mas se respeite e exija respeito. Mas lembre-se, tudo demais ou exagerado não é de Deus , tenha e veja o limite de tudo...

Ok amigos leitores, vejo vocês na  Parte II .

Pense bem.

Deus abençoe ....


Nenhum comentário: